Belém sul

Esse conjunto paisagístico corresponde ao percurso final do Rio Belém até alcançar sua foz, no Rio Iguaçu. A partir do Horto Florestal, o rio Belém segue em linha reta e faz a divisa dos bairros Guabirotuba, Hauer, Uberaba e Boqueirão, acompanhado por uma via paralela em sua margem esquerda, chamada Canal Belém. 

Rua Canal Belém paralela ao Rio Belém, com presença de ciclovia na margem esquerda

Vendedor ambulante nas margens do Rio Belém na altura do Horto do Guabirotuba

Esses bairros são muito populosos, especialmente o Uberaba e Boqueirão, os quais estão entre os cinco bairros mais populosos de Curitiba, segundo Censo 2010 feito pelo IBGE. Mesmo com o grande número de moradores na região, há poucos espaços de lazer na região. Há somente um jardinete, chamado simplesmente de Jardinete no Rio Belém, e a Praça Nair Pereira Queirolo.
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Crianças brincando nas margens do rio, com quadra de esportes acima na praça Nair Pereira Quierolo

Jardinete no Rio Belém, com parquinho infantil


Crianças brincando nas margens do Rio Belém, mesmo com a baixa incidência de espaços de lazer

Além da densa ocupação urbana residencial que marca esse trecho há instalações industriais, algumas desrespeitando a área de preservação do rio. 

Indústria nas margens do Rio Belém no bairro Hauer, detalhe para arborização florida nas margens

Foz do Córrego Henry Ford, destaque para a indústria junto às margens e a poluição das águas

Ao longo desse conjunto o rio recebe a contribuição de diversos corpos d’água, alguns deles de volume bastante significativo para a bacia hidrográfica. Entre os principais temos: o Córrego Henry Ford, o Córrego da Rua Evaristo da Veiga, o Córrego da Rua Cel. Luiz José dos Santos, o Córrego da Rua Waldemar Loureiro Campos, todos esses na margem direita do rio e o Córrego do Areiãozinho, na margem esquerda.
Surgem com destaque na paisagem as pontes que ligam as margens opostas do rio. São sete pontes de automóveis, que passam em nível com a rua, e seis pontes de pedestres, metálicas, elevadas do nível da rua.


Pontes metálicas de pedestres aparecem em diversos pontos do Canal Belém Sul, mas apresentam infra-estrutura de acesso bastante precária

Nas suas porções finais o rio apresenta-se mais largo e cavado para suportar as águas provenientes de toda a bacia, assim o canal é capaz de manter o fluxo e vazão do rio em dias de chuva, diminuindo a incidência de alagamentos.

Ponte da Rua Des. Antônio de Paula e Rua Arlindo Natal, ligando os bairros Boqueirão e Uberaba

Ponte metálica ligando os bairros do Boqueirão e Uberaba, destaque para a circulação de motocicletas concorrendo com os pedestres

Fotos: 
Gabriel Gallarza

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