Mostrando postagens com marcador 3 Ação performática. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador 3 Ação performática. Mostrar todas as postagens

Ação performática

Durante a pesquisa de campo, foi realizada uma ação performática: a navegação em um trecho do Rio Belém, no lago do Parque São Lourenço. Essa ação foi realizada por uma atleta especialista em rafting e canoagem e contou ainda com a participação de uma vídeo-artista que realizou um registro audiovisual da ação. Tal registro gerou um vídeo com 2 minutos apresentando de forma poética a navegação. 

A navegação aconteceu acompanhada por um piquenique nas margens do Rio Belém com a participação da equipe do projeto, do público convidado pelas redes sociais e do público espontâneo que freqüenta o parque. Tal ação visou promover a sensibilização ambiental, em especial a relação cidadão-rio, que atualmente se encontra bastante enfraquecida e restrita ao uso do rio como descarte de efluentes urbanos. 


Navegação no lago do Rio Belém e piquenique, 2012 
Fotos: Maria Baptista - Acervo: Casa da Memória/FCC
.
Serviu também para o resgate da memória urbana de tempos passados em que o lago do São Lourenço era utilizado para a navegação recreativa. Esse antigo uso do lago foi revelado à equipe da pesquisa em entrevista fornecida pelo historiador Ernani Straube, o qual nos relatou que em sua juventude construiu, juntamente com um amigo, um barco a remo. Inicialmente, eles planejavam passear pelo lago do Passeio Público, mas como esse lago era de pequenas dimensões, transferiram o plano para o tanque do curtume, na época de propriedade dos Boutin, hoje o lago do São Lourenço. E lá eles passaram a praticar suas navegações nos finais de semana. 

Ao reviver a navegação no São Lourenço, buscamos apresentar novos olhares e discutir possibilidades para renovar e fortalecer essa relação da cidade com suas águas urbanas. 

Embarcação no lago do Passeio Público em 1906 .
Acervo: Júlia Wanderley - Casa da Memória

Navegação no Parque São Lourenço - Teaser




Navegação de caiaque pelo Rio Belém, no lago do Parque São Lourenço, realizada em fevereiro de 2012.

Fotografia, direção e trilha sonora: Constance Pinheiro
Navegação: Ana Carolina Didyk

Navegação no Parque São Lourenço

Em 07/02/2012 foi realizada uma ação performática de navegação no lago do Parque São Lourenço, com a atleta Ana Carolina Didyk Souza. A navegação durou cerca de uma hora. Aproveitamos para divulgar o projeto distribuindo cartões com o endereço do blog entre os visitantes do parque, além de um piquenique com frutas orgânicas, sombra e água fresca.

A ação busca promover a sensibilização da sociedade para a possibilidade de novas formas de interação com seus rios urbanos. As águas poluídas que hoje carregam parte do esgoto da cidade podem ser revitalizadas, tornando-se o rio um espaço de lazer, vida e saúde.

(1)
(2)

(3)

(4)

(5)

(6)

(7)


(8)

(9)

(10)

(11)


(12)


(13)


(14)

(15)

(16)


(17)

(18)


Agradecimentos especiais:
Alan Raffo, Marcelo Leite,
Thomas Gaissler e todos os que estiveram presentes.

Fotografias:Constance Pinheiro (1) (10) (11) (17) (18)Gabriel Gallarza (12) (14) (15)Maria Baptista (2) (3) (4) (5) (6) (7) (8) (9) (13) (16)

Divulgação

A ação consiste em navegar um trecho do Rio Belém, no lago do Parque São Lourenço, realizada por atleta especialista em rafting e canoagem. O registro dessa ação será realizado em foto e vídeo e será disponibilizado neste blog em breve. Acompanhem!


Divulgação eletrônica


Filipetas impressas


Filipetas impressas - frente e verso