Conjuntos Paisagísticos

Considerando o caráter múltiplo e dinâmico da paisagem cultural do Rio Belém e a necessidade de se criar uma narrativa que pudesse tornar essa paisagem legível, destacamos em nosso objeto de estudo sete conjuntos paisagísticos. Esses conjuntos sugerem possibilidades de interpretação dessa paisagem cultural, agrupando elementos que transmitem significados em comum.

Entretanto, mesmo com o agrupamento de elementos em forma de conjuntos paisagísticos, percebemos que o rio, enquanto objeto de estudo, se configura de forma linear e cria uma força de leitura que tende a ser também linear, contínua. Dessa forma, transpassando cada conjunto, vemos características em comum, como o tipo de ocupação das margens, ora respeitando uma distância mínima do rio, ora tão próxima que parece querer negar a existência do curso d’água naquele local; a presença ou não de mata ciliar, em alguns momentos com vegetação abundante, em outros gramados com árvores esparsas ou barrancos sem cobertura vegetal.

Para definir cada conjunto paisagístico, levamos em conta duas características principais identificadas ao longo de todo o percurso do rio: a forma como o leito se encontra, se natural, retificado, canalizado ou subterrâneo e a presença de elementos marcantes, como parques, edificações de grande porte e desenho urbano diferenciado. Surgem, então, os seguintes conjuntos paisagísticos:

Nascente 
Conjunto composto essencialmente pelo Parque das Nascentes e pela vizinhança que circunda as nascentes do Rio Belém, como o cemitério Jardim da Paz e a Vila Diana.


São Lourenço 
Conjunto composto essencialmente pelo Parque São Lourenço e sua vizinhança. Aparece a ciclovia como elemento importante da paisagem.


Centro Cívico
Conjunto que apresenta o setor administrativo do estado e município, com seus edifícios públicos, além do Bosque do Papa. A ciclovia aparece também como elemento importante da paisagem.


Centro 
Conjunto paisagístico ao longo da região central da cidade, pela qual o rio fica submerso e assim pouco percebido pela população. Apresenta ainda o Passeio Público como elemento de destaque.


Capanema 
Conjunto no qual o rio volta a ficar a céu aberto após o centro e que apresenta a Vila das Torres, a PUC e a Linha Verde como principais elementos em destaque.


Belém Sul 
Conjunto que apresenta o rio completamente retificado por uma grande extensão ao longo de uma região de bairros muito populosos.


Foz 
Conjunto em que o rio percorre a APA do Rio Iguaçu até seu deságue no Rio Iguaçu. Apresenta o Parque Náutico e a ETE Belém como elementos de destaque.



Mapa dos Conjuntos Paisagísticos que compõem a paisagem cultural do Rio Belém. 

Fotos:
Gabriel Gallarza

Nenhum comentário:

Postar um comentário