Ação performática

Durante a pesquisa de campo, foi realizada uma ação performática: a navegação em um trecho do Rio Belém, no lago do Parque São Lourenço. Essa ação foi realizada por uma atleta especialista em rafting e canoagem e contou ainda com a participação de uma vídeo-artista que realizou um registro audiovisual da ação. Tal registro gerou um vídeo com 2 minutos apresentando de forma poética a navegação. 

A navegação aconteceu acompanhada por um piquenique nas margens do Rio Belém com a participação da equipe do projeto, do público convidado pelas redes sociais e do público espontâneo que freqüenta o parque. Tal ação visou promover a sensibilização ambiental, em especial a relação cidadão-rio, que atualmente se encontra bastante enfraquecida e restrita ao uso do rio como descarte de efluentes urbanos. 


Navegação no lago do Rio Belém e piquenique, 2012 
Fotos: Maria Baptista - Acervo: Casa da Memória/FCC
.
Serviu também para o resgate da memória urbana de tempos passados em que o lago do São Lourenço era utilizado para a navegação recreativa. Esse antigo uso do lago foi revelado à equipe da pesquisa em entrevista fornecida pelo historiador Ernani Straube, o qual nos relatou que em sua juventude construiu, juntamente com um amigo, um barco a remo. Inicialmente, eles planejavam passear pelo lago do Passeio Público, mas como esse lago era de pequenas dimensões, transferiram o plano para o tanque do curtume, na época de propriedade dos Boutin, hoje o lago do São Lourenço. E lá eles passaram a praticar suas navegações nos finais de semana. 

Ao reviver a navegação no São Lourenço, buscamos apresentar novos olhares e discutir possibilidades para renovar e fortalecer essa relação da cidade com suas águas urbanas. 

Embarcação no lago do Passeio Público em 1906 .
Acervo: Júlia Wanderley - Casa da Memória

Nenhum comentário:

Postar um comentário