Nascente

Esse conjunto paisagístico encontra-se na porção norte de Curitiba, quase divisa com o município de Almirante Tamandaré, e acompanha o curso do rio ao longo dos bairros Cachoeira, Abranches e Barreirinha. Nesse trecho o Rio Belém serve também como divisor de bairros: na margem direita fica o bairro Abranches e na esquerda os bairros Cachoeira e Barreirinha. No trecho inicial do rio, no bairro Cachoeira, encontramos o Parque Municipal Nascentes do Belém, inaugurado em 2001 visando garantir a preservação da área e informar aos visitantes a importância do rio. É uma região de relevo acidentado, transposta por uma rede de corpos d'água que formam as nascentes do rio Belém. Na entrada do parque encontramos uma placa com os dizeres: 

Estas terras cobertas de verde abrigam o nascedouro do Belém, rio que começa e termina dentro dos limites de Curitiba. Transformada em parque municipal da cidade, esta área se destina à preservação das nascentes do rio e à educação ambiental. Que as águas que aqui brotam levem os princípios preservacionistas deste norte até a sua foz, no Rio Iguaçu. (1)



Parque Municipal Nascentes do Belém, área com presença da mata ciliar do Rio Belém

No parque e em suas proximidades encontramos a mata ciliar do rio Belém relativamente preservada, porém com uma pressão intensa da urbanização que fragmenta as áreas de vegetação. Essas áreas verdes são as que abrigam um número maior de espécies animais, pois servem de proteção e fonte de alimento, principalmente em períodos de frutificação. O Parque das Nascentes tem como vizinho o Cemitério Parque Jardim da Paz. Inaugurado na década de 1980, o cemitério encontra-se dentro da Área de Preservação Permanente do Rio Belém e não apresenta proteção adequada quanto à contaminação do lençol freático, nem atende a outras exigências da legislação ambiental, motivo pelo qual em dezembro de 2011 teve suas atividades suspensas a pedido do Ministério Público do Paraná, que entrou com uma ação civil pública solicitando o ajustamento de conduta. Regularmente ou não, o cemitério continua funcionando e sua presença na área das nascentes sugere a citação popular: "o rio já nasce morto".
.
Cemitério Jardim da Paz, implantado em área junto à nascente do Rio Belém
 
 Descendo o rio, ainda no bairro Cachoeira, passamos por loteamentos residenciais como o Jardim Paulistano, Jardim Belém, a Vila Pompéia e a Vila Jucélia, em torno dos quais surgem alguns pontos de ocupação irregular: as ocupações irregulares nomeadas Sofia Mickosz, Jucélia e Vila 9. Muitas dessas casas ficam em áreas de alagamento do rio, em condição ambiental frágil que deixam os moradores sujeitos aos transtornos de qualquer chuva mais intensa, sendo comum alagamentos.
.
Ocupação irregular Sofia Mickosz, no Loteamento Jardim Belém

Ocupação irregular Vila 9, no bairro Abranches

Rio Belém na altura da rua Ângelo Cunico, no bairro Abranches

Ponte da rua Julia D. Bortolotto sobre rio Belém, ligando os bairros Cachoeira e Abranches

 Já no bairro Barreirinha, encontramos a Vila Diana pela qual o Rio Belém passa bem no meio ao longo de toda a extensão da vila. Nesse loteamento o rio sofre sua primeira canalização, ficando parte a céu aberto e parte submerso. Em alguns pontos a canalização torna-se marcante na paisagem com a presença de uma série de pontes de concreto, que dão acesso individual aos lotes que ficaram nas margens do canal.

Vila Diana, com o Rio Belém canalizado à céu aberto

 
Vila Diana tem sua paisagem marcada pelas pontes de acesso individual aos lotes

Ao longo da Vila Diana a mata ciliar do rio desaparece, sobrando alguns pequenos bosques nos trechos dos lotes privados em que o rio aflora. No trecho final da passagem do rio pela vila, encontramos o Jardinete Estanislau Kucek e sua característica ponte de madeira que se destaca na paisagem arborizada e marca o retorno do rio canalizado ao seu leito natural. A linha de transmissão de energia, no extremo sul da Vila Diana, marca o final do conjunto paisagístico, na altura da Vila Enoé.

Criança brincando nas margens de concreto do Rio Belém no bairro Barreirinha

 
Leito natural do Rio Belém com presença de mata ciliar, na Vila Diana

Notas: 
(1) Trecho extraído da placa do Parque Municipal Nascentes do Belém, localizado na Rua Ronaldo Salin Zappa Mansur, s/n, Bairro Cacheira, Curitiba-PR 

Fotos:
 Gabriel Gallarza

Nenhum comentário:

Postar um comentário