Foz

Este conjunto paisagístico compreende a região da foz do rio Belém na área do Parque Iguaçu (1976). Este parque está inserido dentro da Área de Preservação Ambiental do Rio Iguaçu. Ao adentrar o Parque Iguaçu, o Rio Belém passa por seu último cruzamento com a malha urbana: a linha férrea do ramal Pinhais-Engenheiro Bley. 

Ponte ferroviária sobre o Rio Belém no Parque Iguaçu, destaque para o Parque Náutico mais à frente, à direita

Adiante há o Parque Náutico, que compõe um dos setores do Parque Iguaçu. É um espaço destinado para práticas de esportes náuticos não poluentes, tais como remo, vela e canoagem. 

Cavalo pastando no Parque Náutico, destaque para a região da foz do Rio Belém ao fundo

Parque Náutico em dia de competição de canoagem

Antes de chegar à foz, o Rio Belém encontra a Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Belém, uma das maiores estações de tratamento de esgoto doméstico da região metropolitana de Curitiba. Atende aos municípios de Pinhais, São José dos Pinhais e parte de Curitiba. 

Placas informando obras e melhorias na entrada da ETE Belém

Estação de Tratamento de Esgotos Belém, destaque para a tubulação ao fundo

Finalmente, ao desaguar no rio Iguaçu, o Rio Belém se despede da cidade com suas águas poluídas e margens assoreadas, revelando o papel dado à maioria dos corpos d'água da cidade: o escoamento de esgoto. Entretanto, mesmo com o alto grau de degradação ambiental, o Rio Belém apresenta ainda belas paisagens, um estímulo a mais para que sejam realizadas ações de revitalização que venham a promover a melhoria do espaço urbano e das condições socioambientais, apontando para o desenvolvimento promissor da cidade sustentável.

Rio Belém desaguando no Rio Iguaçu, em primeiro plano, destaque para a pouca vegetação ciliar nas margens e o assoreamento do rio

Fotos: 
Gabriel Gallarza

Nenhum comentário:

Postar um comentário